segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

À DERIVA



Formações Técnicas:
Título no Brasil: À Deriva
Título Original: À Deriva
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 31/07/2009
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Heitor Dhalia

Elenco:
Camilla Belle ... Ângela
Vincent Cassel ... Matias

Sinopse:
Uma tradicional família de classe média alta passa as férias de verão em Búzios, Rio de Janeiro. A viagem se configura como um esforço coletivo entre os pais e seus três filhos de reconstruir a família e reconquistar a felicidade já perdida. Filipa (Laura Neiva), uma menina de 13 anos, carrega consigo os conflitos clássicos de sua idade. Encontra-se em pleno ritual de passagem da adolescência para a idade adulta quando é sugada pela crise inesperada no casamento de seus pais. Ao longo do filme, Filipa tenta desesperadamente desvelar um caso amoroso entre seu pai e uma mulher mais jovem, vizinha de sua casa de praia. O tom mais urgente e perigoso do filme, apesar de delicado, é potencializado por um crime passional envolvendo um casal vizinho, que deixa uma casa manchada de sangue e abandonada, um lugar que ironicamente servirá de parque de diversões para as crianças do balneário.

Algumas pessoas me perguntam porque eu não indico filmes nacionais. Realmente, fico a me questionar. Talvez seja a força do hábito, ou quem sabe mesmo, uma certa prevenção. Pretendendo estou criar um blog somente com filmes nacionais, mas não me sinto pronta para tal novidade. Porém, como gosto de vencer os meus medos e preceitos inicio aqui essa nova empreitada. Se der certo como vem dando até agora com filmes internacionais continuarei. Espero que eu seja menos passional e siga a mesma linha que venho mantendo, ou seja, apontando os filmes que gosto e dando umas beliscadinhas nos que eu não gosto. Nessa tentativa começo com o filme "À DERIVA"...

Esse filme está me mostrando que o cinema brasileiro está cada vez mais surpreendente, acostumada que estou a não dar muita importância a eles. As cores, interpretações e fotografia me chamaram a atenção, notei um certo amadurecimento ainda que tardio.

As interpretações são boas e tem seus bons momentos. Achei um pouco lento, narrativa e montagem meio sem sentido. O melhor desse filme sem dúvida são as locações da cidade de Búzios. Agora não devo deixar de mencionar que a maior prova de que o cinema brasileiro tem muito potencial é que se vê uma produção de peso, tudo perfeito. Da trilha sonora até a fotografia (belíssima), passando por um elenco (mesmo desconhecido para mim) percebi que é de peso, com atuações fortes. O desenrolar da história prende e até emociona o espectador.

Quanto aos atores e diretor realmente não os conheço, procurarei me inteirar e farei comentários posteriores. Desculpem a minha falta de informações sobre os atores e diretor, mas irei reverter isso.

O tema central é a família e isso mexe muito com o espectador. Daí a sua mensagem nos tocar com tamanha sensibilidade... Três estrelinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário