terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EM BUSCA DA FELICIDADE



The Pursuit of Happyness

Estados Unidos 2006
Drama
117m
Interpretação: James Lassiter, Will Smith, Jaden Smith, Jason Blumenthal
Argumento: Steve Conrad

Sinopse:
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que nunca tem o dinheiro que necessita para viver. Apesar das suas tentativas de sustentar a família, a mãe (Thandie Newton) do seu filho Christopher de cinco anos (Jaden Christopher Syre Smith) não consegue suportar a pressão constante da falta de dinheiro e acaba por os deixar.

Chris, agora na situação de pai solteiro, continua a procurar um emprego onde ganhe mais, socorrendo-se de todas as técnicas de vendas que conhece.Acaba a estagiar numa conceituada empresa de corretagem e, embora sem ordenado, aceita o lugar, na esperança de que no fim do estágio consiga um emprego e um futuro promissor. No entanto, a falta de dinheiro leva a que ele e o filho sejam despejados do apartamento e obrigados a dormir em abrigos, estações de autocarros, casas de banho ou qualquer local que sirva de refúgio para passar a noite.

Apesar de todas as dificuldades, Chris continua a honrar os seus compromissos de pai extremoso, utilizando o afeto e a confiança que o filho depositou nele como ímpeto para ultrapassar todos os obstáculos que lhe surgem.

Ele já tinha provado que podia fazer drama em "Ali" (2001) e no filme que já postei aqui e adorei "Sete Vidas", mas desta vez ele se superou. Seguindo a cartilha de Jim Carrey que migrou lentamente da mais pura comédia para o drama e até suspense (O Número 23 está chegando!), Will Smith faz até marmanjo chorar.

Primeiramente vale ressaltar que o filme é baseado em fatos reais!
Todos nós sabemos que o filme é baseado em fatos reais e significa que 20% desse filme aconteceu de verdade, o resto é ficção, mas neste caso podemos ignorar este detalhe e abraçarmos a causa de Chris Gardner, pois o filme é encantador do início ao final!

Gardner é pura perseverança e garra, do ínicio ao fim do filme o universo conspirou contra ele: é a mulher que o larga, e ele que tem que sustentar e cuidar sozinho do seu filho Christopher (que é interpretado pelo próprio filho de Will Smith, Jaden Smith), são as malditas máquinas dando problemas de todos os jeitos, depois ainda ficou desabrigado….

O momento emocionante do filme é quando Chris é despejado da pensão que estava ficando porque não tinha grana para pagá-la e teve que arranjar um lugar para ficar com seu filho. O pior é que todos os abrigos da cidade estavam lotados, então ele foi para a estação de metrô com o pequeno. E lá acontece uma cena digna do filme A Vida É Bela. Chris consegue fazer seu filho pensar que a máquina de escaneamento de ossos é uma máquina do tempo, e eles “viajam” até o tempo das cavernas! E para se esconder dos dinossauros Chris fala ao seu filho que o banheiro do metrô é uma caverna e se abriga lá!

Chris dorme com seu filho no banheiro do metrô mas para o seu filho aquilo tudo não passava de uma brincadeira, e ainda para agravar a situação alguém tenta entrar no banheiro…só assistindo para ver a emoção da cena….

Esse filme é uma lição de vida e nos mostra que a determinação é tudo. Quando se quer chega-se lá! Basta a perseverança...

O filme é emocionante, iluminação perfeita, montagem espetacular e tem em Smith o seu ponto alto. A direção é espetacular... Vale à pena. Muito bom. Cinco estrelinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário