quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DESEJO E REPARAÇÃO



Desejo e Reparação (2007)
Atonement
Direção: Joe Wright
Roteiro: Christopher Hampton
Elenco: Vanessa Redgrave (Briony), Brenda Blethyn (Grace Turner), James McAvoy (Robbie Turner), Saoirse Ronan (Briony Tallis aos 13 anos), Juno Temple (Lola), Romola Garai (Briony aos 18 anos), Keira Knightley (Cecilia Tallis), Michelle Duncan (Fiona)

Estreiou em 7/12/2007 (Original)

País de Origem: Reino Unido, França
Gênero: Drama
Duração: 130 min

Montagem: Paul Tothill
Trilha Sonora: Dario Marianelli
Livro: Ian McEwan

Lançamento: 11 de Jan, 2008
Lançamento DVD: Abr de 2008
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Universal Pictures Brasil

Aos 13 anos, a jovem Briony (Saoirse Ronan/ Romola Garai) já demonstra ter um grande talento como escritora, principalmente por sua intensa criatividade. Um dia, ela pensa ter visto sua irmã mais velha, Cecília (Keira Knightley), sendo assediada por Robbie (James McAvoy), o filho da governanta de sua casa. Ela fica em silêncio até o dia em que uma prima é estuprada. Levada por sua imaginação fértil, Briony tem certeza de que foi o jovem Robbie e o acusa. O rapaz é preso, mas Cecília está..

Bom filme, te prende até o final. Parece história da vida real, já vi cenas desse filme no meu dia-a-dia. Amor não correspondido faz a gente fazer cada coisa...

Fotografia muito bonita, ótima direção, uma atuação esplêndida de Keira Knighttley. O início do filme é instigante e sedutor depois cai no perigo da bilheteria fácil e o enredo se perde um pouco, mas, mesmo assim, eu adorei ir até o final. Ele lembra os filmes antigos com cenas mais lentas e poéticas. Para quem gosta de ação não é um bom palpite, para aqueles que gostam de delicadeza nas cenas é uma boa pedida.

A fotografia é perfeita. A direção se comportou direitinho. A iluminação é adequada em todos os quadros.

Fiquei na expectativa de ver esse filme, já que foi tão recomendado pela crítica. A fotografia como já disse é linda, atores estão ótimos e até a trilha sonora é boa. Mas o filme tem muitas cenas desnecessárias, principalmente as cenas da segunda guerra, e se arrasta tediosamente. A gente fica esperando que alguma coisa aconteça e a coisa não desenrola. Não li o livro, mas suponho que ele deva ser mais emocionante.

Quando o filme acabou, fiquei com a sensação de que faltou a emoção, mas refletindo melhor acredito que a intenção do diretor era essa mesma. Nos fazer acreditar que se faltou alguma coisa no filme essa coisa poderia estar dentro de nós mesmos. Proposta esta que julgo muito inteligente. Quanto ao quesito nota avalio em quatro estrelinhas, porém continuo procurando por mais uma que falta...Onde estará?

Nenhum comentário:

Postar um comentário