terça-feira, 20 de outubro de 2009

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



Drama
Ficha Técnica ..::
Título Original: Slumdog Millionaire.
Origem: Estados Unidos / Inglaterra, 2008.
Direção: Danny Boyle.
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup.
Produção: Christian Colson.
Fotografia: Anthony Dod Mantle.
Edição: Chris Dickens.
Música: A.R. Rahman.

::.. Elenco ..::
Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar, Freida Pinto, Irrfan Khan....

Jamal Malik tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire? . No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Não é de hoje que o cinema indiano se tornou uma sombra para Hollywood. Claro, ainda está muito longe de atingir o grande império norte-americano. Mas não se pode deixar de lado uma indústria que é responsável por 90% dos filmes vistos no mercado asiático e que, só na Índia, vende mais de 3,5 bilhões de ingressos por ano. Os números impressionam até mesmo se comparados ao forte mercado americano. Mas, como prega uma velha máxima, se não é possível derrotá-los, por que não se unir a eles?

Quem Quer Ser Um Milionário é uma produção norte-americana, mas que se apropria muito bem da linguagem, da cultura local e dos seus atores. Dirigida por Danny Boyle (A Praia), o filme tem na sua edição de cortes rápidos e numa criativa adaptação de roteiro os seus maiores méritos.

A produção conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem pobre de Mubai que trabalha servindo chá em uma empresa de call center, que é escolhido para participar do programa “Quem Quer Ser Um Milionário?” (um quizz nos moldes do Show do Milhão) e, surpreendentemente, acertas as respostas para todas as perguntas, chegando à grande final do programa.

Desconfiado de que ele possa ter trapaceado, o apresentador do programa o entrega às autoridades locais a fim de que ele confesse o segredo de como respondeu certo a todas as perguntas. Assim, para se explicar o jovem precisa contar toda a sua sofrida história de vida.

O termo “slumdog” (cachorro favelado, numa tradução literal) ilustra as condições de vida de Malik e, da mesma forma, serve como pano de fundo para apresentar os diversos problemas de um dos países mais populosos do mundo. Violência contra a mulher, fanatismo religioso, miséria, tráfico de drogas, prostituição infantil e desigualdade social são apenas algumas das mazelas enfrentadas pelo jovem e, conseqüentemente, por dezenas de outros “slumdogs” da cidade de Mumbai.

Embora Danny Boyle tenha negado em entrevistas a influência de filmes como o brasileiro Cidade de Deus, há várias cenas que remetem à produção de Fernando Meirelles – uma delas, talvez a mais emblemática é quando um grupo de crianças corre atrás de um galinha, pelos becos de uma favela – além da edição, repleta de planos aéreos da favela e claramente concebida em uma linguagem de cortes rápidos – característica da produção publicitária.

Outro ponto bastante positivo é a fotografia, em tons laranja e quentes, que acentuam o calor da região e o clima de desconforto e sufoco por que passam os personagens e a produção.

A produção local indiana tem como características principais histórias dos mais variados temas, mas sempre com romances e finais musicais. Aqui essa incorporação da cultura local fica evidente, seja pelo romance entre Jamal Malik e Latika (Freida Pinto) ou pela trilha sonora que mistura acordes indianos com música eletrônica, com um resultado interessante e agradável.

Filme que traz em sua história o misto de luta e dor, sujeição e altruismo, amor e ódio, vingançça e valorização do outro... maravilhoso todas essas nuances apresentadas e refinadas na apresentação.

.. Premiações ..::
Oscar de Melhor Filme.
Oscar de Melhor Diretor.
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Oscar de Melhor Fotografia.
Oscar de Melhor Edição.
Oscar de Melhor Trilha Sonora.
Oscar de Melhor Som.
Oscar de Melhor Canção Original ("Jai Ho").

Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama.
Globo de Ouro de Melhor Diretor.
Globo de Ouro de Melhor Roteiro.
Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora.

BAFTA de Melhor Filme.
BAFTA de Melhor Diretor.
BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado.
BAFTA de Melhor Fotografia.

BAFTA de Melhor Edição.
BAFTA de Melhor Trilha Sonora.
BAFTA de Melhor Som.

Gostei. Muito bom filme. Foi difícil prá mim em certas cenas. Comovente. Pelos prêmios recebidos deve-se dar o valor que este filme tem. Drama descrito como dificilmente vimos em outros filmes. Cinco estrelinhas nesse caso é irrelevante....

Nenhum comentário:

Postar um comentário